Quais as razões de se contratar uma Consultoria Jurídica Empresarial?

No Brasil é muito comum empreendedores procurarem advogados com solicitações de urgência para a solução de problemas, negociações, redação de contratos e até mesmo atuar em audiências faltando apenas algumas horas para o evento.

No mesmo sentido, percebe-se que a maioria dos negócios/empreendimentos brasileiros não se preocupam com a estrutura negocial, ou seja, prevenção de litígios, na adequação do empreendimento às legislações municipais, estaduais, federais, instruções normativas e uma infinidade de regulamentos inerentes à atividade empresarial.

Infelizmente há uma cultura de que o advogado é uma figura de alto custo e que não é necessária à estruturação da atividade comercial.  Aí está o grande equívoco dos empreendedores, uma vez que essa economia com a consultoria jurídica, pode em um futuro arruinar com o seu negócio.

Considerando os pontos acima elencados, surge um questionamento: “Qual seria o melhor momento para a contratação de um profissional do direito para auxiliar em meu empreendimento?”

Segundo o Estudo de Sobrevivência das Empresas no Brasil[1], realizado pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – em 2016, com 2000 empresas ativas e inativas, os resultados se tornam claros quando traçado o perfil do empreendedor que mantêm-se mais tempo no mercado.

A referida pesquisa do SEBRAE evidencia que a maioria das empresas que sobreviveram após 2 anos de mercado tiveram um diferencial em relação ao tempo de planejamento – 30% maior –  em detrimento da média das empresas que fecharam as portas no mesmo período.

 

DADOS

 

 

EMPRESAS SOBREVIVENTES

 

EMPRESAS FECHADAS

 

 

 

ANTES DA ABERTURA

 

– Era empregado no mesmo ramo

 

– Abriu por oportunidade

 

– Desejava ter o próprio negócio

 

 

– Estava desempregado

 

– Abriu por necessidade

 

– Abriu por exigência de cliente/fornecedor

 

 

 

 

PLANEJAMENTO/RECURSOS

 

 

-Planejou por mais tempo e com mais qualidade

 

– Negociou prazo com fornecedores

 

– Obteve empréstimos em bancos

 

 

– Planejamento deficiente

 

– Não negociou prazos com fornecedores

 

– Não obteve empréstimos em bancos

 

 

 

 

 

GESTÃO DO NEGÓCIO

 

– Aperfeiçoava produtos com frequência

 

– Investia na capacitação de mão de obra e dos sócios

 

– Estava sempre atualizado com respeito às tecnologias do setor

 

– Acompanhava rigorosamente receitas/despesas

 

– Diferenciava produtos e serviços

 

 

– Não aperfeiçoava produtos

 

– Não investia na capacitação da mão de obra e dos sócios.

 

– Não se atualizava

 

– Não fazia acompanhamento rigoroso de receitas/despesas

 

– Produtos sem diferencial

 

 

CAPACITAÇÃO

 

– Fez cursos para melhorar o conhecimento sobre como administrar um negócio.

 

 

– Não fez nenhum curso sobre gestão do negócio.

Como visto no quadro acima, a gestão do negócio se consubstancia na junção de vários elementos e competências.  Ou seja, o empreendedor que investe em atualização, conhecimento e apoio operacional, certamente conseguirá se manter no mercado com segurança.

Infelizmente, muitas das vezes a busca de uma consultoria jurídica se dá quando não é mais possível postergar ou fugir de um problema grave, quando tal situação poderia ter sido evitada com planejamento prévio, uma negociação eficiente, um acordo devidamente formatado ou com um contrato bem redigido.

O empresário que não investe no planejamento de suas ações desde a abertura do negócio, bem como, na prevenção de riscos e litígios pode estar caminhando para situações de perigo, e até mesmo a falência.

Portanto, conforme visto, uma consultoria jurídica empresarial trará segurança ao empreendedor nas tomadas de decisões, no arranjo correto dos sócios, na adequação da sua atividade comercial às inúmeras regulações, redução de passivos, renegociação de débitos, persecução de créditos, o que certamente fará com que o negócio prospere e se perpetue no mercado.

Para saber mais, entre em contato conosco para analisarmos sua necessidade, e oferecermos o melhor modelo e plano para sua empresa.

Alone Egídio Pereira – OAB/MG 159.387
Sócio Administrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *